Em
1935, um jovem de 23 anos leu um livro que o perturbou, então juntou coragem e
escreveu para o autor uma carta elogiosa, que lhe respondeu dizendo que era a
primeira carta inteligente que havia recebido de um inglês sobre seu livro.
Iniciou-se aí, mais do que uma correspondência, uma amizade que duraria 45
anos.
Em
1932, um jovem de 18 anos foi apresentado em um almoço a um escritor de 33
anos, que havia começado a se firmar a ponto de ter sido convidado para aquele
seletíssimo ambiente. O moço era jovem demais para aquela roda; o escritor, que
enxergava mal, quebrou uma lâmpada num passo em falso. As deficiências de
experiência de um e de visão do outro contribuíram para que se tornassem
amigos, cúmplices naquele ambiente onde não se sentiam à vontade.
São
esses os começos de duas amizades que, se postas em paralelo, mostrarão tantas
diferenças quanto semelhanças: Henry Miller e Lawrence Durrell; J.L. Borges e
Bioy Casares. O fator determinante das diferenças talvez seja a distância: em
45 anos de amizade, Miller e Durrell estiveram juntos um tempo ínfimo, enquanto
Borges e Bioy eram praticamente inseparáveis.
A
diferença mais importante para nós, que só os conhecemos como leitores, porém,
talvez seja o grau de influência em suas obras que cada um aceitou de seu
amigo. Bioy, em seus depoimentos, afirma que recebeu de Borges, acima de tudo,
o sentido da disciplina para escrever: tornou-se mais metódico em sua maneira
de trabalhar e passou a ser o que ele chama de "escritor deliberado",
isto é, preocupado com o quê escreve e com o como iria pôr no
papel, enquanto teria passado a Borges uma ideia de simplicidade, diminuindo a
tendência dele para o barroco.
Não
creio que o mesmo se aplica aos outros dois: Durrell amou "Trópico de
Câncer", enquanto Miller adorou "The Black Book". Os anos se
passaram e Durrell detestou "Sexus", e Miller, que não viveu para ver
"O Quinteto de Avignon" terminado, achou que Durrell tinha se perdido
em "Monsieur". Em sua correspondência, estas opiniões estão claras,
ditas com todas as letras, e se a amizade sobreviveu às críticas negativas foi
porque eram homens maduros. Houve diálogo, mas não houve troca.
Ainda
assim, as paralelas correm e seu destino é encontrarem-se no infinito. Miller,
o fauno, Borges, o incapaz; Miller campeão de pin-pong, Borges cego; Miller
homem do mundo, asceta à sua maneira em Nova York e Paris, Borges sempre
superprotegido por Leonor Acevedo. No entanto, encontraram-se na amizade por
alguém décadas mais jovem, além de no amor por Walt Whitman.
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